top of page
Foto do escritorMárcia Oliveira

Candidato presidencial de Gana, Akua Donkor, morre!


Akua Donkor, um dos candidatos presidenciais de Gana para as próximas eleições de 7 de dezembro, faleceu.

Akua Donkor, um dos candidatos presidenciais de Gana para as próximas eleições de 7 de dezembro, faleceu.

O fundador do Partido da Liberdade de Gana (GFP) morreu em um hospital na capital de Gana, Accra, na segunda-feira, 28 de outubro, por volta das 22h, horário local, de acordo com relatos da mídia local.


Antecedentes e lutas pela saúde

Akua Donkor, de 72 anos, uma das duas únicas candidatas na eleição ao lado de Nana Frimpomaa, do Partido Popular da Convenção (CPP), foi diagnosticada com complicações abdominais no sábado, 26 de outubro.

Após o tratamento inicial em um hospital no leste de Gana, ela foi autorizada a retornar para casa. No entanto, na segunda-feira, ela passou por uma emergência médica e foi levada para um grande hospital em Accra para mais cuidados. Sua companheira de chapa, Kwabena Agyeman Appiah Kubi, que a visitou mais cedo naquele dia, recebeu a notícia de seu falecimento às 22h.


O que acontece quando um candidato presidencial morre?

As leis eleitorais de Gana permitem que um partido tenha 10 dias para nomear um novo candidato se um candidato presidencial morrer após ser formalmente nomeado. A data da eleição pode então ser adiada por até 21 dias para permitir a cédula atualizada. No entanto, se um candidato independente morrer, o cronograma da eleição não será afetado.

Com pouco mais de um mês até a eleição de 7 de dezembro, a Comissão Eleitoral Ganesa ainda tem tempo para implementar quaisquer mudanças necessárias se o GFP nomear um novo candidato. Kubi, companheiro de chapa de Donkor e um conhecido apresentador de rádio em Gana, já expressou interesse em assumir como o novo candidato presidencial do GFP.


Legado e jornada política de Akua Donkor

Donkor era um importante produtor de cacau e um defensor apaixonado dos direitos das mulheres e do desenvolvimento agrícola.

Nascida na região de Ashanti, em Gana, em fevereiro de 1956, ela mais tarde fundou o Partido da Liberdade de Gana para defender os direitos dos menos privilegiados.

Embora inicialmente impedido de correr em 2012 e 2016 devido a requisitos de nomeação, Donkor se classificou com sucesso em 2020, terminando em 11º na corrida.

 

Créditos sobre este evento e as reações da comunidade local e internacional!

Kommentarer


bottom of page